domingo, fevereiro 24, 2008

Vidas com novas "pontes"!

Dedicado a Ana Filipa, Ana Frade, Inês, Luís, Rita, Solange, Patrícia e Vanessa
Jovens catequistas da nossa paróquia



Uma tarde de reencontros...
Deixem-me contar-vos a história de alguns jovens; jovens como tantos outros - universitários, com idades compreendidas entre os 17 e os 23, que gostavam de farra, futebol, guitarradas, de xutos (a banda!), iron maiden, moonspell, metallica, U2, James, Nirvana, Tracy Chapman, etc , mas que num lindo dia (não sei se de sol... já lá vão uns anos...) resolveram fazer uma coisa extraordinária que os iria unir para sempre: serem catequistas! Em 1990 quis Deus, nosso Senhor, que as suas vidas se cruzassem de uma outra forma! A maioria, saidinhos do grupos de jovens depois de alguns anos de partilha, uma outra já com alguma experiência na área, até que dois anos mais tarde chega o diácono ... e então é que as nossas vidas nunca mais foram as mesmas!


A equipa maravilha...

Um abraço ao 5º elemento que por motivos

ligados à maternidade não pôde estar presente!

Por favor não fiquem obsecados pela minha barriguinha...

Podia ficar aqui a noite toda a contar-vos histórias... de pontes (é uma piada nossa, sorry!), de onde preparávamos as nossas catequeses, das doidices que fazíamos com os nossos "miúdos" (agora bem graúdos e alguns até a ganhar mais do que nós!... é a vida!), mas prefiro falar-vos da empatia e da amizade que se gerou ao longo de 7 anos de caminhada conjunta. Nós crescemos com eles e eles connosco!E tudo, porque naquele tal dia lindo... resolvemos arriscar... sem medos, com garra, com sentido de projecto, com responsabilidade, é claro ... mas, também, com muito Amor pelo Mestre!

O ano passado reencontrei uma dessas miúdas, hoje, Sra enfermeira - pedia-lhe para vir ao nosso grupo e enquanto punhamos a conversa em dia, ela perguntou-me "sabes qual era a vossa alcunha?" - Tínhamos uma alcunha? Qual? ... " equipa maravilha". Senti-me, sem falsas modéstias, feliz! Senti que semeámos, pessoal! Nem tudo deu frutos imediatos, mas a semente ficou lá... uma catequese frutífera foi vivida por ambas as partes. E aliás muitos desses "miúdos" ainda hoje continuam intensamente ligados.

Dá trabalho, dá! Ás vezes "desencontros" de opinião... é preciso criatividade!!! É preciso estar muiiiiittttooooo atento à coerência entre o vivido e o dito, é preciso muita pedalada em alguns Tempos fortes; é preciso estar informado; é preciso ser -se ousado mais do que nunca, mas facilmente se chega à conclusão... é muito bom!


Aos "novos" jovens, que gostam de farra, futebol, de JustinT, Shakira, Jack Johnson,Nelly Furtado, etc, etc

Não desistam à primeira dificuldade! simplesmente... não desistam!

PS1- Não teria sido igual se não tivessemos tido dois sacerdotes que confiaram, plenamente, em nós! Pela vossa mão, pela vossa amizade, pela vossa confiança e pela vossa presença - Obrigada!Sóis dois "joaquins" à maneira!

PS2 - E depois destes "descruzamentos" que a vida nos impôs,por uma razão ou outra, foi lindo o reencontro! Estamos uns trintões à maneira! A pedalada continua!É tempo de recomeçar...





3 comentários:

  1. Deve ter sido uma experiência única...
    Posso dizer que durante todo o tempo de catequese nunca pensei em vir a ser catequista mas no 12º ano algo despertou esse interesse e a Cathy deu o empurrãozinho necessário...lololol..Mas agora estou muito feliz..Estou a aprender mais e mais e mais sobre Deus.Espero um dia ter a oportunidade de acompanhar os "meus meninos" desde o 1º ao 12ºano tal como gostava que tivessem feito comigo..Deus cria entre o catequista e os catequisandos uma amizade dificil de explicar...
    Estou a adorar todas estas novas experiências..

    ResponderEliminar
  2. "Depois já cansados, parecemos ausentes
    Dividimos sonhos, seremos diferentes
    Na cidade fantasma libertamos correntes
    Podemos morrer de pé e de frente..."

    - porque tu Cathy nos deste o tal empurrãozinho
    - porque tu Rita, não dizes que não a um desafio
    -porque tu Filipa, trazes sempre um sorriso reconfortante
    -porque tu Luis, transformas qq momento mais triste numa alegria

    eu quero continuar junto a vós a abraçar Deus! quero mostrar a estes meninos que a fé pode mudar tudo, quero mostrar o verdadeiro sentido da palavra amizade - que também vocês os três me ensinaram ao longo destes meus pcoquinhos 18 anos ( e a Cathy, também, qd à um ano, nos recebeu de braços abertos, apesar de o meu coração ir fechadinho a sete-chaves) e vocês ensiram-me tão bem mesmo! x,)

    Tb quero daqui a uns anos sentir essa sensação que a Cathy sentiu!
    VAMOS LUTAR por nós, pelos nossos "pestinhas" e sobretudo por Ele!! =)

    ** (:

    Inês Condeixa

    ResponderEliminar
  3. É verdade, que belo Domingo! Até o S. Pedro ajudou ao reencontro. Eu não fazia parte desta equipa maravilha, mas fazia parte de outra igualmente maravilhosa! E é unidos pelo mesmo Deus, em circunstâncias diferentes, num tempo diferente, que continuamos a reencontra-nos e a colocar a mesma foto em blog's diferentes!

    Beijinhos,
    Ondina

    ResponderEliminar