quinta-feira, fevereiro 14, 2008

EFATHA II

O SDPJV de Aveiro promoveu mais um EFATHA, desta vez com o tema “(Pro)vocar a Juventude! Como ajudar a despertar para a vocação”. Estes encontros, como sabemos, tem como objectivo a formação de animadores de jovens.
Durante o dia de sábado, 2 de Fevereiro, tivemos a oportunidade de ouvir falar e de reflectir sobre a questão vocacional. Ao longo deste dia foi nossa oradora a Irmã Margarida Ribeirinha, que pertence à Congregação das Irmãs Doroteias, de Recardães. Estiveram também presentes 27 jovens, de várias Paróquias da Diocese, com o intuito de reflectir sobre a vocação, sobre o ser chamado para…
Durante a manhã, a Irmã Margarida deu-nos a oportunidade de reflectirmos sobre aspectos pessoais e ao mesmo tempo comunitários. Partindo destes aspectos, levou-nos a reflectir que eles têm o ponto culminante no acontecimento Kerigmático (na Paixão, Porte e Ressurreição de Cristo), pois a partir do testemunho de Cristo é que deveríamos ser constantemente chamados. Esse chamamento é uma constante entrega ao próximo por amor pleno a Ele.
De tarde, foi-nos dada a oportunidade de reflectirmos acerca das «Novas Vocações num “Novo Rosto”». Todos somos chamados, antes de mais à vida. Depois, através dos nossos pais ou por nossa vontade somos chamados ao baptismo, chamados a fazer parte dos chamados de Deus.
Neste momento reflectimos sobre alguns pontos: Todos somos chamados à Santidade; vocação e vocações. Ao frisar o chamamento à Santidade disse-nos que, ser Santo é irmo-nos identificando cada vez mais com Jesus Cristo, ter presente o testemunho de Cristo e ser capaz de fazer d’Ele um caminho de vida. Assim, chamou-nos a atenção sobre a construção e o compromisso pessoal no seio de cada comunidade e para a necessidade de nos termos que responsabilizar e também fazer com que os outros se responsabilizem.
Por fim, apresentou-nos a forma de acção de Cristo perante a comunidade, a sua acção é consoante a vontade do Pai. É-nos apresentado Cristo, através do Evangelho, como formador, isto através das várias parábolas. Ele convida-nos a semear, a acompanhar, a educar, a formar e a discernir.
Ao concluir, chamou a atenção que todos os animadores de pastoral Juvenil devem ser “Missionários” da Cultura Vocacional. (in http://www.sdpj-aveiro.org/)
Os nossos momentos Efatha




Acham normal?

1 comentário:

  1. Eu não resisto!Tenho de responder à minha própria pergunta!Olhem bem para aquilo!Acham que aquilo tem algum jeito, hum???A pôr a língua de fora a quem? Seus malcriadões!Olhem-me bem para aquelas caras...acham que beberam sumo ao almoço???Beberam?Pois foi...eu também!E eu até que fiquei bem na foto, não fiquei?Para variar...
    Foi uma tardada bem porreira!Claro... a minha companhia vale ouro!!!

    ResponderEliminar