quinta-feira, fevereiro 21, 2008

O que é isso de...Quaresma?

Quaresma é como um retiro de 40 dias para redescobrir o chamamento do BaptismoNos séculos IV e V, antes de uma pessoa entrar para a Igreja era necessário passar por um período de preparação chamado "catechumenate" que durava cerca de 40 dias.
Neste retiro os catecúmenos eram preparados para integrar a comunidade através do Baptismo, Confirmação e admissão à Eucaristia durante a Vigília Pascal. Este período de preparação deu origem ao que hoje chamamos Quaresma. Para aqueles que já eram baptizados, este era um período para encorajar os catecúmenos orando com eles e também de renovar as suas promessas baptismais.

Nos séculos posteriores, o foco do Baptismo passou dos adultos para as crianças, e o foco da Quaresma passou da preparação Baptismal para a penitência. O Concílio Vaticano II, fazendo uma revisão do rito de iniciação dos adultos, restaurou o carácter baptismal da Quaresma e esta voltou a ser o “retiro de preparação para o Baptismo”.

Para a maioria de nós, que já somos baptizados, a Quaresma pode ser uma grande oportunidade de redescobrir a riqueza e poderosa realidade do nosso Baptismo.
Texto in : portalcristojovem.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário