domingo, fevereiro 20, 2011

Novíssimo Stress

No nosso dia-a-dia deparamo-nos, muitas vezes inconscientemente, com um rodopio constante e até esgotante, algo a quem alguém deu o nome de "Stress".
Muitas vezes perdemos o crontol das situações, porque não somos capazes de manter o equilibrio entre elas.
Perdemos a capacidade de defenir prioridades, enfrentar crises, adaptarmo-nos as mudanças, aceitar desafios.
Assim, é-nos apresentado o seguinte modelo: FOAB, acrónimo de “forças, oportunidades, assistências e barreiras”.
O F no FOAB, corresponde a “forças”. Tu tens forças, nas quais deves confiar para enfrentar qualquer situação. Podem ser a tua fé em Deus, o teu optimismo, a tua perseverança e um grande número de outros factores. Essas forças são dom de Deus.
Quais são as foças de que te vais servir para acabar com este problema?

O O corresponde a “oportunidades” que te ajudam a ultrapassar os obstáculos. Por exemplo, fazeres parte de uma equipa desportiva que te ensina a vencer a adversidade de forma positiva; terminar uma relação que caminhava na direcção errada; arranjar um part-time que te ajuda a definir o teu percurso profissional.
Que oportunidades é que Deus coloca na tua vida?

O A corresponde a “assistência". A assistência é melhor identificada através das pessoas que, na tua vida, estão dispostas a caminhar contigo durante as situações complicadas, e não só quando as coisas correm bem. Uma pessoa que faça assistência pode ser pai ou mãe, uma pessoa amiga mais velha, um professor, um sacerdote amigo, ou outra pessoa significativa. A assistência pode ser obtida também numa organização de apoio à juventude.
Quem e quais as fontes de assistência na tua vida?

O B no FOAB, corresponde a “barreiras”. Pode parecer esquisito chamar barreiras a algo que nos pode ajudar durante um problema, porque as barreiras normalmente geram problemas. Mas se nunca enfrentaste a adversidade, nunca precisaste de encará-la e procurar um recurso pessoal que estivesse dentro de ti ou à volta. As barreiras podem ser dons, embora seja difícil vê-las como tal.
Que barreiras aparecem no teu caminho? Como é que essas barreiras podem ser dons “disfarçados”?
A questão está em acreditarmos em nós, nas nossas capacidades, nas oportunidades que Deus nos dá, em acreditarmos que não estamos sozinhos!
Pai Nosso...
Daniela Gonçalves.

2 comentários:

  1. ahahahahaha!!!!que espectáculo! Lindo lindo! estou feliz =)

    gosto do Horebi!!!!

    ResponderEliminar
  2. uma ideia,orginal e revolucionaria de rodrigo mourao.

    ResponderEliminar