quarta-feira, janeiro 05, 2011

Reis Magos

A alegria do nascimento de Jesus invade os corações dos homens. Tudo respira ainda festa. Nas casas, nas ruas e nas igrejas a celebração do Natal, nascimento do Deus Menino.

O mesmo aconteceu quando Jesus nasceu. Pouco depois do seu nascimento, o Menino de Belém encheu de alegria aqueles que ousaram pôr-se a caminho para o visitar. Sim! Tal como qualquer outro recém-nascido, também o Deus Menino teve visitas.



Os primeiros a visitá-lo foram os pastores, homens pobres e humildes que, ainda surpresos e maravilhados, reconhecem aquele Menino como o Messias há tanto esperado, o Salvador do Mundo!

Deus fez-se homem na pobreza da manjedoura de Belém e foram os mais pobres e humildes de coração os primeiros a visitá-lo e a adorá-lo.

Mas os pastores não foram os únicos a visitar o Deus Menino. Também os Magos se encheram de alegria com o nascimento do Menino e quiseram visitá-lo. Os três Reis Magos – Gaspar, Belchior e Baltasar – puseram-se a caminho e a estrela que tinham visto no Oriente ia à sua frente, até que, quando chegaram a Belém esta parou… Ao ver a estrela sentiram uma imensa alegria; e, entrando no estábulo, viram o Deus Menino deitado na manjedoura ao lado de Maria e José, seus pais. Ajoelhando-se, adoraram-no, abriram os cofres onde traziam os seus presentes – ouro, incenso e mirra -, estes representam as dádivas de todos os povos ao Messias esperado e que são também símbolo da realeza (ouro), da divindade (incenso) e da humanidade sofredora (mirra).

Seguindo a luz que indica o caminho, a luz que irradia o Deus Menino, os Reis Magos de nações diferentes e distantes representam, de forma simbólica, todos os povos do mundo. A Boa Nova do nascimento de Jesus não é só para alguns… Belchior seria o representante da raça branca (europeia) descenderia de Jafé; Gaspar representaria a raça amarela (asiática) e seria descendente de Sem; por fim, Baltasar representaria todos dos de raça negra (África) e descendia de Cam, (Jafé, Sem e Cam são os 3 filhos de Noé, que segundo o Antigo testamento representavam as 3 partes de mundo e as 3 raças que o povoavam naquele tempo).

E nós?! Será que não nos esquecemos de percorrer os caminhos da humildade e da verdade que os pastores e os Reis ousaram percorre??

Pensar na visita que Jesus recebeu dos Magos e dos pastores é pensar simultaneamente na visita que também nós devemos fazer-Lhe: uma visita diária, que nos compromete num estar contínuo com Ele, numa aliança de comunhão com Deus e com os homens.

Visitar Jesus, é visitar todos os homens e mulheres que o mundo continua a rejeitar. Visitar o Menino no presépio é descobrir o amor de Deus pelos homens, que não nos pode deixar indiferentes àqueles que esperam a visita de alguém que encha de sentido as suas vidas.

No Natal Deus deu-nos o mais belo e preciso presente – o Seu Filho Cristo, o Amor feito homem. O Amor não é um presente só para nós, um exclusivo de alguns eleitos, é um dom para partilhar: recebeste gratuitamente, pois dai gratuitamente.

Visitar o Menino que, na pobreza e humilde manjedoura de Belém, inunda de alegria o mundo, é comprometemo-nos em ir ao encontro de todos os homens, levando-lhes o presente que Deus nos deu, o AMOR.

1 comentário:

  1. só para deixar um abracinho de saudade!:)

    ***bom texto!!!

    ResponderEliminar