sábado, outubro 18, 2008

Parábolas de Hoje e as Novas Plataformas de Evangelização

Esta semana focámos as parábolas... histórias que, como todos nós sabemos, Jesus utilizava para poder fazer passar a sua mensagem.E quem são as personagens destas histórias? Pastores, agricultores, pescadores...no fundo, o público a quem Jesus destinava estas narrações. Pois é! E então se o ano O da Nova Era Cristã tivesse sido 1978 e o nosso JC fosse hoje um jovem de 30 anos? Quem seriam as personagens das suas parábolas???Foi esta a questão que lancei no encontro deste sábado... e por coincidência... o espaço das "parábolas" dos 3 grupos foi o mesmo. Talvez seja aqui que encontraremos as tais novas plataformas de evangelização!!!



Parábola 1 (mais um "Evangelho")
Certo dia Jesus encontrou-se numa multidão de jovens. Esses jovens estavam numa discoteca a beber, a fumar de tudo um pouco e a "divertirem-se" bastante.
Jesus entrou, disse boa-noite a toda a gente, pôs-se a dançar com eles e de repente a música parou... e disse Jesus: "Meu Povo, Eu sou o Messias prometido e o Vosso maior amigo! Eu sou Jesus. Jesus Cristo". (Esta fez-me lembrou o outro...my name is Bond.James Bond! - foi um à parte! sorry...) Toda a multidão ficou admirada, largaram os copos, os cigarros para O aplaudir. De repente, um grita "Cristo Vive e está entre nós" e todos disseram "Aleluia".
Jesus, contente por O terem acolhido com tanto amor, diz "Be the Love generation"
E sem ninguém estar à espera a música começou a tocar e Jesus desapareceu. A partir desse dia , todos passaram a ... divertir-se salutarmente (a minha achega!), a ir à missa e sentirem-se Igreja só para estarem mais perto de Jesus Cristo.


Parábola 2

Certo dia Jesus encontrou numa multidão e resolveu contar a seguinte parábola. Passava-se numa discoteca e falava do Zé. O Zé era um humilde funcionário público que não ganhava muito, mas sentia-se feliz com a sua mulher. Então, um dia combinou com os amigos de trabalho em ir à discoteca. Quando lá chegaram, um dos seus amigos, o Diego, que era uma pessoa nova e bastante abastada, começou a beber incontrolavelmente. O Zé perguntou-lhe o que se passava para ele estar assim a beber tanto. Diego disse que o pai lhe tinha tirado as chaves do carro e que ele ia ter que ganhar de novo a sua confiança de volta e demonstrar responsabilidade... e portanto, ia beber até caír. Zé explicou-lhe que também tinha um filho e que por não ter muitas possibilidade, também o seu filho tinha de trabalhar para alcançar o que queria. Diego pouco ligou. Mais tarde nessa noite, o filho do Zé apareceu e contou ao pai que já tinha conseguido comprar o carro. A demonstração de felicidade na cara de ambos tocou o diego no coração e então, este mudou de atitude.


As minhas notas: Moral da história... nada se faz sem trabalho, sem esforço, sem entrega e sem compromisso!Topam??? Esta do coração fez-me lembrar de uma frase... para mudar o coração dos outros e preciso sentir e falar com o nosso próprio coração!


Parábola 3

Certo dia Jesus encontrou-se numa multidão e contou a seguinte parábola: "Certo dia, chegando a casa, O Urbino, depara-se com mais uma discussão entre os pais. Advinhava-se o divórcio. A vida em sua casa estava um caos: pais a discutirem diariamente, irmãos góticos com ideias autodestrutivas e um jovem apaixonado sem namorada - O Urbino!
Desta feita, decidiu sair e "divertir-se" durante a noite.Foi com os amigos até ao centro da "noite".Noite fora e a animação continuava atá ao seu ponto alto - o início da madrugada! Urbino deixou-se levar pelo desejo de esquecer os seus problemas. A euforia acabou de manhã com Urbino certo de que o fim da sua vida era a solução. Ali... naquela linha de comboios. No último momento surge um grupo de outros jovens. Lá estava o Américo. ( e eu continuo o que ficou por escrever...) os outros jovens vendo aquilo disseram: "Oh meu!!!vamos bazar!isto vai ficar sujo!", mas Américo não ficou impávido e sereno e ajudou o Urbino a salvar-se. De salientar que nesta história o Américo era um jovem cristão que andava num grupo de jovens!!!

Notas finais: às vezes, em cima de um coluna na pista da discoteca ou num bar, em cima das mesas, a cantar "tira o veú, tira o veú" - se pode fazer ressoar, com mais força, o projecto de vida salutar e feliz que Deus tem para nós! e tu... que escreveste estas "parábolas" podes fazer a diferença!!! Deu-me vontade de dançar!!! Sabem, saber divertir-se tem muito que se lhe diga!!! É sobretudo, um acto de inteligência!!!

4 comentários:

  1. Olha as nossas parabolas ... Eh só criatividade !!

    =D

    Beijinhooooo *

    ResponderEliminar
  2. Pois Cathy, no caso da nossa parábola aqilo de parecer a cena do James Bond era mm esse o objectivo !! =Pp

    Mais um encontro à maneira ! :D

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Atenção, peço que todos os que leiam estas parabolas, tomam em atenção um pequeno aspecto, a numero 3 esta muito boa, certo ? ^^

    Sim, foi uma actividade engraçada, talvez capaz de gerar em nos uma reflexao interior!

    Avaliação posterior? Óptima!

    ResponderEliminar
  4. Sim a numero três está boa, mas s´porque és meu vizinho a 13 anos!!!


    abraço pa todos

    ResponderEliminar