domingo, dezembro 02, 2007

Caminhada de advento - à conversa com Vicentinos Jovens de Esgueira

Que bom que foi ontem receber gente amiga de uma paróquia próxima (Esgueira), para connosco partilharem e darem a conhecer o seu trabalho. Conhecemos as suas alegrias e dificuldades; conhecemos as suas motivações e vocação; conhecemos a filosofia e a origem da sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). E aqui não posso deixar de realçar o que sempre me fascinou na história das conferências vicentinas - foi fundada por jovens universitários num período da História da Humanidade em que ser cristão-católico era um perigo, susceptível a calúnias e críticas, senão pior!Mas reparem, jovens universitários! Quando queremos, bem do fundo no nosso corção, tudo é possível! Até "abraçar o mundo numa grande rede de Caridade", como dizia Fredéric Ozanam, fundador da SSVP.

Focámos, também, e de forma especial, o cuidado com as crianças. Vi a expressão quase de angústia na cara de alguns de vós quando partilhámos algumas situações do mundo real... e de repente lembrei-me do slogan por Darfur "O silêncio mata, a tua voz pode salvar". A apatia é o nosso pior inimigo. E apatia e juventude, simplesmente não combinam!!!
Para mim, foi um reencontrar de velhos amigos e um instigar para, mais dia menos dia, voltar a este projecto-abraço... e para ti o que foi...???

... Credo!Pelas vossas caras... acho que vos fez pensar um pouco mais além? Verdade?

2 comentários:

  1. Olaaaa:)
    sim foi giro..
    foi diferente..
    :)


    BeijinhO Cathy..
    :D

    <3

    ResponderEliminar
  2. Um grupo que fiquei a conhecer. E que gostei mesmo mto, pelas experiencias e pela forma como as contaram.

    Nao falo por experiencia propria, mas acredito que seja um "elixir de felicidade" que, depois de muitos problemas ultrapassados, vejam que puderam ajudar alguém.

    E porque "A caridade é o único tesouro que se aumenta ao dividí-lo.", eramos bem mais ricos se a praticassemos....

    =) Parabns CV de Esgueira.

    ResponderEliminar