sábado, março 05, 2011

No sótão da igreja matriz

A 11 de Março de 1979 oficializava-se o arranque da labuta pastoral do Grupo de Jovens da Paróquia de Vagos. Deram-lhe o nome de “Monte Horeb”, nome que ainda hoje mantém, porque há sonhos possíveis que prevalecem, mesmo quando os tempos mudam e as vontades, por vezes, também. No entanto, a verdade “Jesus Cristo” é real e, felizmente, transversal a todas as gerações, mesmo que os desafios sejam, cada vez mais, abundantes. 


O Grupo arrancava cheio de vigor, enriquecendo a história da nossa comunidade. Ainda hoje, muitos jovens de então, permanecem no seio comunitário, quer como educadores da fé dos filhos, quer como educadores da fé dos filhos dos outros, ou seja, através do Ministério da catequese, da liturgia, etc.. Por outras palavras, o Monte Horeb deu frutos!


O sonho foi indo e vindo, como a maré, com mais ou menos força, até que, em Março de 2006, ressurgia das brumas, passando a organizar-se com outra dinâmica e em estreita colaboração com a Pastoral Juvenil do Arciprestado e da Diocese. Nem sempre foi fácil, mas foi, profundamente, gratificante. Ao longo destes últimos 5 anos, passaram talvez 80 a 90 jovens por “aquele” sótão no 3º andar da nossa igreja matriz. Muitos encontraram a sua missão em igreja, sinal de que o Monte Horeb continua a dar frutos! Outros partiram, deixando a esperança de que, um dia, voltem a despertar para Deus, pois acredito que a semente tenha ficado! O Espírito Santo fará, indubitavelmente, o resto!

Os nossos jovens são pessoas extraordinárias - não duvidem - que, apesar de tantos desafios no mundo de hoje, enriqueceram (e enriquecem) o meu caminho de catequista e o meu coração de gente - com a sua jovialidade, com as suas alegrias, com as suas irreverências, mas também com as suas dúvidas, cada vez mais pertinentes!

Uma Paróquia sem jovens é uma Paróquia adormecida e amorfa! É tempo das estruturas da nossa comunidade, todas elas, sem alguma excepção, incluindo as próprias famílias, os leigos, sobretudo os leigos em catequese e a comunidade, em geral, perceberam que, se a vida, a nossa vida como cristãos no mundo, é um caminho, um itinerário, e se o nosso caminho se faz com uma construção constante, então não é sequer possível pensar em relegar a Pastoral Juvenil para qualquer outro plano, que não seja o primeiro, tão importante como a Pastoral da Infância e da Adolescência! Não é possível, pelo bem da própria Igreja, desnutrir a nossa preocupação, através da indiferença, achando que, se não faz parte da catequese sistemática, não lhe devemos imprimir a mesma importância! Como baptizados e, sobretudo como crismados, temos de olhar para a evangelização, como uma dádiva que não escolhe nem rostos, nem idades, nem grupos…  

Entusiasmemo-nos com a nossa juventude! São inúmeras as suas riquezas; é imensurável a sua beleza interior, mas precisam de gente que lhes diga “ Em frente, amigo! Tu és capaz, não desistas! ”.  Nosso Bispo, D. António Francisco, em 2008, no dia Mundial da Juventude, dirigia-se aos jovens nestes termos “Jovens, sois os herdeiros do amanhã!” O amanhã começa hoje, amigos! E precisa dos dons de todos! Ajudemo-nos, com os olhos postos no Alto!


Cathy Antunes



7 comentários:

  1. parabéns pela iniciativa!!! Tudo o que precisarem... já sabem que podem contar com os amigos:)

    bjinho

    ResponderEliminar
  2. Que alegria me dá fazer parte desta história!!!!!.... posso vos ir visitando?

    mega abraços!

    ResponderEliminar
  3. Claro que podes ir passando. Até digo que deves :)

    Agora a malta está com fibra e até já estamos no ataque às surpresas.

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Claro que podes ir passando. Até digo que deves :)

    Agora a malta está com fibra e até já estamos no ataque às surpresas.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Abraço apertadinho :D

    Parabéns...

    ResponderEliminar
  6. Boa caminhada quaresmal!!! Firmemos os passos. Afirmemos a nossa fé =)

    ResponderEliminar
  7. feliz aniversário Monte Horeb!
    esperança nos jovens, esperança no futuro!

    ResponderEliminar