Eis o lema proposto na nossa Diocese para toda a vivência deste Tempo Litúrgico do Advento e que nos há-de encaminhar até ao Natal. Será, com o (re) nascimento do Menino, uma alegria imensa se, no final deste Tempo, como nos propõem os Secretariados Diocesanos, a Esperança se fizer certeza no coração de todos os Homens. Esta certeza brota nas nossa vidas com o apoio dos valores propostos pelas Instâncias Diocesanas e que serão trabalhados nas catequeses e nos grupos de jovens da nossa Diocese; são eles: encontro, solidariedade, ecologia e paz. No entanto, não chega que sejam só trabalhados juntos dos mais jovens! São valores essenciais à existência salutar da Humanidade, dentro, ou fora, de uma comunidade; em caminhada catequética, ou não, e independentes de qualquer grau académico, ou ainda, de qualquer idade que possamos ter! É viver o Amor, pura e genuinamente, sabendo que, ano após ano, é possível (re) nascermos com o Deus-Menino e, por conseguinte, tornarmo-nos mais “pessoa”, mais semelhantes ao Pai e mais próximos do nosso irmão. No prefácio da apresentação da caminhada de Advento 2008 pelo SDCIA, lemos: “Advento é um tempo de expectativa e de conversão, exigido para que cada um de nós esteja preparado para acolher Aquele que nos está prometido desde toda a eternidade”; um tempo em que, com coragem, mas com alegria, aplicamos a própria esperança em nós próprios, fazendo uma triagem do que não interessa para a felicidade pessoal e colectiva. A Esperança é, sem dúvida, o motor da vida dos cristãos! É grande pilar, notável sustento na nossa caminhada em Igreja, a par com a Fé e a Caridade! Em suma, Advento é ter a ousadia de nos submetermos a uma metamorfose pessoal; é aceitar o desafio de tentarmos melhorar; é acreditar que o Deus-Menino que nasce, é o mesmo Mestre que molda, nutre e nos instrui em cada gesto do nosso dia-a-dia! Se cada um se auto-propuser a esta renovação interior, então a metamorfose deixará de ser apenas pessoal, mas antes colectiva. Teremos, naturalmente, mais sentido de comunidade…e quiçá mais Natal ao jeito de Jesus! Mas como já nos habituamos a ouvir, segundo o adágio popular: “a esperança será a última a morrer”. Queiramos nós Viver…
A organização é meio caminho andado para o sucesso e para a felicidade de vermos as nossas metas alcançadas!Nestas coisas de comunidade e de grupo de jovens amigos, o sucesso não depende só e exclusivamente do animador... muito depende de vós!... senão não éramos grupo, verdade?
Por isso, toca a colaborar com alegria, empenho e amor pela causa - que é nobre e bela!
tomem nota na agenda:
Dia 06 de Dezembro - oração arciprestal de advento (para os jovens), na igreja da Boa Hora, ás 21 horas;
Dia 14 de Dezembro - Retiro de Jovens - em Schoenstatt (todo o dia);
Dias 18-21 de Dezembro - Itinerários Espirituais
Dia 21 de Dezembro (para quem não vai aos itinerários) Festa de Natal da Catequese (vamos ser os apresentadores de gala!!!)
Tudo momentos extraordinários que não vais querer perder!!!