Dedicado a Ana Filipa, Ana Frade, Inês, Luís, Rita, Solange, Patrícia e Vanessa
Jovens catequistas da nossa paróquia
Uma tarde de reencontros...
Deixem-me contar-vos a história de alguns jovens; jovens como tantos outros - universitários, com idades compreendidas entre os 17 e os 23, que gostavam de farra, futebol, guitarradas, de xutos (a banda!), iron maiden, moonspell, metallica, U2, James, Nirvana, Tracy Chapman, etc , mas que num lindo dia (não sei se de sol... já lá vão uns anos...) resolveram fazer uma coisa extraordinária que os iria unir para sempre: serem catequistas! Em 1990 quis Deus, nosso Senhor, que as suas vidas se cruzassem de uma outra forma! A maioria, saidinhos do grupos de jovens depois de alguns anos de partilha, uma outra já com alguma experiência na área, até que dois anos mais tarde chega o diácono ... e então é que as nossas vidas nunca mais foram as mesmas!
A equipa maravilha...
Um abraço ao 5º elemento que por motivos
ligados à maternidade não pôde estar presente!
Por favor não fiquem obsecados pela minha barriguinha...
Podia ficar aqui a noite toda a contar-vos histórias... de pontes (é uma piada nossa, sorry!), de onde preparávamos as nossas catequeses, das doidices que fazíamos com os nossos "miúdos" (agora bem graúdos e alguns até a ganhar mais do que nós!... é a vida!), mas prefiro falar-vos da empatia e da amizade que se gerou ao longo de 7 anos de caminhada conjunta. Nós crescemos com eles e eles connosco!E tudo, porque naquele tal dia lindo... resolvemos arriscar... sem medos, com garra, com sentido de projecto, com responsabilidade, é claro ... mas, também, com muito Amor pelo Mestre!
O ano passado reencontrei uma dessas miúdas, hoje, Sra enfermeira - pedia-lhe para vir ao nosso grupo e enquanto punhamos a conversa em dia, ela perguntou-me "sabes qual era a vossa alcunha?" - Tínhamos uma alcunha? Qual? ... " equipa maravilha". Senti-me, sem falsas modéstias, feliz! Senti que semeámos, pessoal! Nem tudo deu frutos imediatos, mas a semente ficou lá... uma catequese frutífera foi vivida por ambas as partes. E aliás muitos desses "miúdos" ainda hoje continuam intensamente ligados.
Dá trabalho, dá! Ás vezes "desencontros" de opinião... é preciso criatividade!!! É preciso estar muiiiiittttooooo atento à coerência entre o vivido e o dito, é preciso muita pedalada em alguns Tempos fortes; é preciso estar informado; é preciso ser -se ousado mais do que nunca, mas facilmente se chega à conclusão... é muito bom!
Aos "novos" jovens, que gostam de farra, futebol, de JustinT, Shakira, Jack Johnson,Nelly Furtado, etc, etc
Não desistam à primeira dificuldade! simplesmente... não desistam!
PS1- Não teria sido igual se não tivessemos tido dois sacerdotes que confiaram, plenamente, em nós! Pela vossa mão, pela vossa amizade, pela vossa confiança e pela vossa presença - Obrigada!Sóis dois "joaquins" à maneira!
PS2 - E depois destes "descruzamentos" que a vida nos impôs,por uma razão ou outra, foi lindo o reencontro! Estamos uns trintões à maneira! A pedalada continua!É tempo de recomeçar...